InícioBrasilLula marca ida à cúpula do Mercosul e giro pelo Nordeste na...

Lula marca ida à cúpula do Mercosul e giro pelo Nordeste na próxima semana


Na última semana antes da entrada em vigor das restrições impostas pela legislação eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda dividida entre compromissos internacionais e viagens pelo Nordeste.

Na terça-feira (30), o presidente participa da 64ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Durante o encontro, Lula deve anunciar um aumento da contribuição brasileira ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), principal mecanismo financeiro do bloco voltado à redução das assimetrias entre os países-membros.

De volta ao Brasil, o petista segue para a Bahia, onde cumpre agendas ligadas às comemorações do 2 de Julho, data que marca a Independência do estado. Em Alagoinhas, Lula deve visitar o Hospital Regional e participar da entrega de veículos do Ministério da Saúde. Em Salvador, a previsão é de que participe da cerimônia de reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves.

A Bahia é um dos maiores colégios eleitorais do país e um reduto político estratégico para o presidente Lula, sendo um dos estados mais visitados pelo petista em 2026. A visita da próxima semana, porém, ocorre em meio ao desgaste político causado pela saída de Jaques Wagner da liderança do governo no Senado após o senador ser alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.

Restrições eleitorais

A agenda ocorre na reta final antes do início das restrições previstas pela legislação eleitoral. A partir de 4 de julho, três meses antes do primeiro turno, passam a valer regras que limitam, entre outras medidas, a publicidade institucional, inaugurações com promoção pessoal e anúncios de ações governamentais que possam influenciar o eleitorado.

Nos últimos 15 dias, Lula intensificou as agendas públicas e concentrou anúncios nos quatro maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Em Minas, fez anúncios na área da saúde e entregou um hospital universitário. No Rio de Janeiro, participou da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), anunciou investimentos para periferias, inaugurou a primeira etapa da nova Serra das Araras e lançou a nova fase do Programa Nacional Celular Seguro, além de entregar um equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina.



Source link

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistas

Comentarios